CiênciaNotícias

Iceberg 5 vezes maior do que São Paulo está à deriva na Antártida

Gigantesco bloco de gelo tem um trilhão de toneladas pode apresentar riscos se chegar ao mar aberto

Após vagar por dois anos pelos mares da Antártica, o maior iceberg do mundo se descolou da costa e está à deriva no Mar Antártico.

Com o peso de um trilhão de toneladas, equivalente a 1 milhão e 11 mil aviões AirBus A380 carregados, o maior modelo para voos comerciais, e de tamanho quatro vezes maior do que a Grande São Paulo, o iceberg pode apresentar riscos ao ir para o mar aberto.

Chamado de A68, o iceberg está sendo levado pelo mar para o norte e, no último ano, ganhou mais velocidade em direção a ilha de Geórgia do Sul, que fica no Oceano Antártico.

A presença de objetos tão grandes como o A68 no mar são um risco para navios e embarcações, pois podem entrar em rotas de colisão. Mas, cientistas como o professor Adrian Luckman, geólogo da Universidade de Swansea, no País de Gales, Reino Unido, afirma que considerando o tamanho do objeto, os danos foram mínimos.

Quando o iceberg se descolou na Antártica, esperava-se que ele quebrasse rapidamente, pois sua proporção entre tamanho e espessura são similares a uma folha de papel A4, mas nesses dois anos isso não ocorreu.

Segundo Luckman, o grande motivo para a grande área de gelo ter se descolado da antártica foi o aquecimento global.

Fonte
PORTAL R7
Tags
Publicidade

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios